Dicas de Culin√°ria Luiz Bombardelli

5 dicas para um churrasco perfeito

Aprenda tudo que precisa para fazer um churrasco perfeito: veja como escolher as melhores carnes, como temperar corretamente e como assar. CONFIRA.

5 dicas para um churrasco perfeito

Assar uma boa carne não é para qualquer um, e só quem já tentou é que sabe disso, pois envolve muito mais do que apenas colocar uns pedaços de carne na churrasqueira. E por esse motivo resolvi escrever esse artigo, pois nele vou ensinar vocês como fazer churrasco perfeito.

Fazer um bom churrasco é um ritual, é uma arte que poucos compreendem. Então se você quer aprender os passos básicos para isso veja logo abaixo.

Os 5 passos do churrasco perfeito

  1. Faça um plano e seja organizado;
  2. Faça uma lista de compras;
  3. Tempere a carne corretamente;
  4. Saiba como assar a carne da forma certa;
  5. Faça bons acompanhamentos para o churrasco.

Para entender melhor e ver em detalhes como fazer tudo isso, assista o vídeo e leia o artigo completo logo abaixo:

Dica 1 РFaça um plano e seja organizado

Veja os seus utensílios: churrasqueira, espetos, tábua, faca afiada, bacia, garfo, carvão e álcool gel para acender o carvão.

Limpe a churrasqueira, tire todo o resto que sobrou do churrasco anterior. Limpe também os espetos ou a grelha se for o caso.

Leve em considera√ß√£o o p√ļblico que voc√™ vai ter no seu churrasco. Veja se o local √© suficiente para acomodar a todos ou se ter√° que tomar provid√™ncias com respeito a isso.

Dica 2 РFaça uma lista de compras

√Č aconselh√°vel sempre ter tr√™s tipos de carne no seu churrasco se voc√™ quer realmente fazer um churrasco perfeito: bovino, su√≠no e ave.

A quantidade segura de carnes √© de 400 gramas por pessoa, somando todos os tipos. Se seu p√ļblico for a maioria homens aumente para 500 gramas.

Escolhendo as carnes

A escolha das carnes é muito importante para o sucesso do seu churrasco.

Escolha sempre os cortes tradicionais:

Bovina: alcatra, maminha, contra-filé, picanha, costela, fraldinha e cupim.

Suína: pernil, lombo e costelinha com pele.

Aves: coxa e sobre-coxa.

√Č importante tamb√©m ter um tira gosto pode ser linguicinha e cora√ß√£o de frango servido com farofa, p√£o de alho, azeitona, piment√£o em conserva e queijos de assar na churrasqueira. Voc√™ pode tamb√©m fazer, espetinhos com cebola e piment√£o, assar e servir como aperitivo ou at√© junto com o churrasco.

Definido os tipos de carnes e as quantidades, √© hora de ver onde comprar… o ideal √© que seja carne fresca, de um a√ßougue confi√°vel
e que você seja amigo do açougueiro, assim você tem grande chance de conseguir os cortes de carnes desejados.

A carne bovina, independente do corte que escolher, deve ter boa coloração, um aspecto avermelhado brilhante, e uma quantidade razoável de gordura, visto que a gordura é um ótimo condutor de sabor além de lubrificar a carne enquanto assa, impedindo que resseque. Isto também vale para os outros tipos de carne que escolher.

Mas se você optar ir ao supermercado e comprar suas carnes embaladas a vácuo os cuidados são ainda mais rígidos. Preste muita atenção na validade, no teor de gordura, se é realmente o corte que você quer comprar. A carne dentro da embalagem deve estar bem sequinha e não pode ter aquele líquido avermelhado parecendo ser sangue.

Dica 3 – O tempero da carne

Como cortar a carne vai depender do modo que escolher para assar. Se for no espeto pedaços com três dedos de espessura, se for na grelha dois dedos e se for em uma churrasqueira elétrica um dedo de espessura. Temos também algumas partes que não devemos cortar, por exemplo a maminha, deve ser assada inteira. E depois de cortar como se deve chega a hora de temperar.

Tempere a coxa e sobre-coxa de frango com um bom sal temperado, alho picado e vinho branco.

A carne suína leva basicamente o mesmo tempero do frango porém ambos devem ser temperados com certa antecedência, pelo menos de algumas horas antes. Melhor se for na véspera.

Com a carne bovina é um pouco diferente, todos os cortes podem ser temperados com sal grosso e ir ao fogo. Mas a carne bovina é muito versátil, também aceita bem muitos outros tipos de tempero.

Todos os cortes aqui citados, exceto a picanha, v√£o muito bem, temperados com sal fino especial para churrasco e com amaciante, e devem ser temperados 24 horas antes de ir ao fogo.

Tempere a carne, coloque numa bacia com tampa bem vedada para que n√£o haja fuga de umidade da carne e leve para a geladeira.

Nessa forma de tempero, a carne assa uniforme, mais rápido e fica macia, com sabor igualmente incrível.

Dica 4 – Como assar a carne do churrasco

Com um saco de 5kg de carv√£o podemos assar de 10 a 12kg de carne ou mais dependendo do tamanho da churrasqueira e da qualidade do carv√£o.

Coloque o carv√£o na churrasqueira de modo que um lado fique com mais carv√£o que o outro, possibilitando assim um bom manejo do churrasco.

Acenda o carvão mais ou menos 20 minutos antes de colocar a carne, use sempre álcool gel para iniciar o fogo, uns 100ml é o suficiente.

Estando o carvão já em brasas, determine a altura em que você vai assar o churrasco da seguinte forma. Estenda mão a uma altura sobre as brasas e conte 5 segundos se tiver que tirar a mão porque ficou muito quente é nessa altura que você vai colocar os espetos e começar a assar suas carnes.

Lembre-se, a carne no espeto cortada a três dedos assa em 40 minutos, a dois dedos na grelha 25 minutos, na churrasqueira elétrica 12 minutos. Cuidado para não queimar o churrasco logo na saída, a carne fica amarga.

Quanto √† sucul√™ncia do churrasco est√° diretamente relacionado ao tempo de perman√™ncia da carne ao fogo. √Č claro que tem as prefer√™ncias,
por isso é sempre bom o churrasqueiro ter em sua churrasqueira carnes, mal passadas, ao ponto e bem passadas. Mas o segredo mesmo é servir no ponto que todos desejam. Já a carne suína e de frango o ideal é servir ao ponto.

Dica 5 РFaça bons acompanhamentos para o churrasco perfeito

Os acompanhamentos podem fazer toda a diferença na hora de servir a mesa. Embora o churrasco seja a atração principal, a maioria não come somente carne, muita gente gosta de combinar churrasco com outros pratos na hora de saborear.

Para deixar sua mesa bem completa, você pode preparar uma boa farofa, diversas saladas, maionese de batata, arroz e pão.

E para fechar temos a bebida, uma cervejinha gelada é ótimo na maioria dos casos, mas dê preferência sempre para sucos naturais. Ah! e um bom vinho também vai muito bem.

Bom √© assim que se faz um churrasco perfeito, sem d√ļvidas vai agradar se fizer tudo dessa forma.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se quiser mais dicas sobre churrasco deixe seu comentário, e fale também o que achou dessas dicas. E não deixe de conferir também nossa página de receitas para aprender a fazer vários outros pratos deliciosos.

At√© a pr√≥xima… ūüĎ®‚Äćūüć≥

Luiz Bombardelli

Sobre o autor | Website

Meu nome √© Luiz Bombardelli criei o blog Cozinha do Luigi com o prop√≥sito de compartilhar um pouco do meu conhecimento de culin√°ria com as pessoas que apreciam uma boa comida. Tenho alguma experi√™ncia gastron√īmica, j√° que fui cozinheiro e propriet√°rio do Restaurante Gralha Azul de Balne√°rio Cambori√ļ, SC durante vinte anos. Aqui as receitas s√£o testadas e aprovadas, s√£o pr√°ticas, simples e econ√īmicas para todas as pessoas que j√° cozinham ou querem se aventurar na cozinha.

Para enviar seu coment√°rio, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

quatro − dois =

Seja o primeiro a comentar!