Área Verde Luiz Bombardelli

🏡🌱 3 motivos para ter sua própria horta em casa

Produzir alimentos hoje é estratégia de sobrevivência, e uma horta em casa vem colaborar, e muito, com a nossa nutrição. Veja como:

🏡🌱 3 motivos para ter sua própria horta em casa

A produção de alimentos é algo que acompanha o homem desde que ele começou andar em duas pernas. Produzir alimentos hoje é estratégia de sobrevivência, e uma horta em casa vem colaborar, e muito, com a nossa nutrição.

São incontáveis os benefícios que se consegue ao cuidar de uma horta, e vou lhes falar alguns agora.

Ter uma horta em casa é ter uma alimentação saudável

O primeiro motivo é ter alimentos frescos a qualquer hora, qualquer momento ao alcance de sua mão. Sem contar o prazer de cozinhar aquilo que você produziu.

Produção orgânica e natural em ambiente controlado, livre de agrotóxicos e sem riscos para sua saúde e da sua família. Praticamente tudo o que nosso corpo precisa vem da horta, começando pela nutrição, proteínas, amidos, vitaminas, minerais e gorduras.

Ter uma horta em casa é ter todos os temperos e ervas aromáticas sempre que precisa

A cozinha brasileira hoje está misturada com todas as cozinhas dos imigrantes que aqui aportaram com suas tradições culturais e também sua culinária.

É por isso que cultivamos essa gama enorme de temperos e ervas aromáticas para fazer frente a essa variedade incrível de pratos.

E uma horta em casa lhe dá a chance de ter pelo menos uma parte destes temperos. Os básicos, salsa, cebolinha, manjerona, sálvia, manjericão, alecrim, etc…

Mesmo que sua horta esteja instalada em vasos você pode ter plantado uma grande variedade de ervas medicinais próprias para chás. O chá é o primeiro remédio de qualquer mal.

Ter uma horta em casa é ter conhecimento e saúde

Se você não tiver alguma formação na área, logicamente terá que estudar e fazer muita pesquisa para adquirir conhecimento de como agir com as plantas de sua horta.

Mas nossa saúde está diretamente relacionada com aquilo que comemos. Se a comida for saudável, e não fizermos nenhuma besteira, logicamente teremos boa saúde. Então no final vale a pena todo esse esforço.

Ter uma horta é destacar tempo para si mesmo, é fonte de relaxamento, melhora seu estado mental, ajuda a sair da rotina e aliviar o estresse. Uma horta melhora sua qualidade de vida em vários aspectos.

Quer mais motivos para ter uma horta em casa?

Uma horta é de grande ajuda para com as crianças, envolva-as na horta, assim vai incentivá-las a consumir hortaliças que elas ajudaram produzir. Você não imagina o quanto uma horta pode contribuir para a educação dos filhos. Como cultivar os próprios alimentos e como ter uma horta em casa deveria ser matéria de sala de aula. Teríamos muito menos doentes e preguiçosos comendo fast-food e enlatados.

Ter uma horta é um exercício e tanto, pois para praticar precisamos: determinação, paciência, motivação, espera, responsabilidade, compromisso, pontualidade e muito mais.

Uma horta em casa pode também vir a ser uma ótima forma de economizar na hora das compras, além de ter produtos frescos e confiáveis, é muito mais saudável.

Enfim é surpreendente, é estilo, é performance de vida.

Você já tem uma horta em casa? Deixe nos comentários o que você tem plantado ai na sua casa.

Luiz Bombardelli

Sobre o autor | Website

Meu nome é Luiz Bombardelli criei o blog Cozinha do Luigi com o propósito de compartilhar um pouco do meu conhecimento de culinária com as pessoas que apreciam uma boa comida. Tenho alguma experiência gastronômica, já que fui cozinheiro e proprietário do Restaurante Gralha Azul de Balneário Camboriú, SC durante vinte anos. Aqui as receitas são testadas e aprovadas, são práticas, simples e econômicas para todas as pessoas que já cozinham ou querem se aventurar na cozinha.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

oito + nove =

Seja o primeiro a comentar!